quinta-feira, junho 25, 2015

Restauração de Namoradeira



Os artefatos em Madeira podem trazer informações sobre acontecimentos passados e a sua restauração dar um novo significado a um móvel ou objeto. Isto aconteceu com a Restauração de uma Namoradeira - um móvel que surge no século XVIII e que com o tempo ganhou novas configurações. Em alguns casos um terceiro assento “o indiscret” – assento característico do século XIX que acrescentou um terceiro lugar ao móvel de dois lugares. Muito usado, na época nos lounges de hotéis.

A namoradeira Art Nouveau produzida em açoita-cavalo entre 1890-1900 recebeu um envelhecimento com betume e, como ficou exposta a ação do tempo e da umidade. Isto, fez com que os fungos se depositassem sobre a superfície, provocando manchas esbranquiçadas.


A ação dos fungos é bastante danosa aos materiais como a madeira, uma vez que a umidade absorvida pelo material e a ação de fungos e bactérias pode ocasionar ao longo do tempo o apodrecimento de partes do objeto que terão que ser substituídas. As altas temperatura e a alta umidade do ar são agentes externos que atuam sobre este tipo de material. Neste caso, é necessário que sempre se impermeabilize às superfícies, evitando; assim a sua degradação.


 Restauração: Marjane de Andrade/GDA Atelier - Todos os Direitos Reservados