segunda-feira, setembro 01, 2014

Sérgio Rodrigues - o Poeta da Madeira morre aos 86 anos




 Sérgio Rodrigues nasceu em 1929, no Rio de Janeiro, formando-se em 1952 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira na arquitetura no projeto do Centro Cívico de Curitiba, antes de dedicar-se ao desenho de mobiliário e fundar sua loja Oca, em 1955. Ele trabalhou ao lado de importantes nomes da arquitetura e do design brasileiros, como Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Sobrinho de Nelson Rodrigues é conhecido como o “poeta da madeira”.

 O arquiteto e designer brasileiro foi um dos precursores, no Brasil dos móveis de design moderno. O designer utilizou madeiras nativas e um design diferenciado, transformando a linguagem com elementos que valorizavam as raízes e a cultura brasileira. A Poltrona Mole (1957) é a sua criação mais famosa. O móvel utilizou o jacarandá e possui almofadas de couro. Atualmente, somente são usadas madeiras certificadas na sua produção.
Sérgio Rodrigues não aceitava o título de Pai do Móvel Moderno, no Brasil. Um título que atribuía a Joaquim Tenreiro que inovou no uso das madeiras locais e nos materiais, contribuindo em muito para a fabricação do moderno mobiliário brasileiro.
Ele foi vencedor de prêmios importantes de design como o Lapiz de Plata na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e o prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
 Imagem: Reprodução/GDAStudio