quinta-feira, agosto 07, 2014

Vik Muniz, O Tamanho do Mundo em Porto Alegre



O Santander Cultural apresenta a exposição Vik Muniz, O Tamanho do Mundo até o dia 10 de agosto, em Porto Alegre. A exposição reúne 70 obras em diversos formatos, mídias e épocas sendo a primeira exposição individual de Vik Muniz, no sul do Brasil. A curadoria é da crítica de arte Ligia Canongia.
A nova série Postcards from Nowhere, de 2013, e as inéditas no Brasil Sandcastles e Colonies estão presentes na exposição. A datação dos trabalhos, dos anos 1980 aos dias de hoje, mostra o desenvolvimento de sua trajetória e funciona como uma espécie de condensador de toda a obra.Da década de 1980, quando o artista se lança em Nova York, a exposição apresenta o conjunto denominado Relicário, composto por diversos objetos, dentre eles a famosa Caveira de Palhaço, de 1989. Essas obras, até bem pouco tempo inéditas no Brasil, já indicavam algumas das questões cruciais de Muniz, como o dilema entre a realidade e a representação, e entre o humor e a crítica. Do início dos anos 2000, o artista traz duas séries fotográficas importantes de sua carreira: Earthworks (2001) e Cloud Cloud (2002).
A exposição apresenta além dos trabalhos citados, duas salas dedicadas ao material documental, vídeos do making-off de algumas produções e outros subsídios para informação do público e do projeto educativo.
Vik Muniz, O Tamanho do Mundo
Curadoria Ligia Canongia
Santander Cultural Porto Alegre
Até 10 de agosto de 2014
Entrada franca

Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico
Horários de funcionamento: ter a sab, das 10h às 19h | dom e feriados, das 13h às 19h

Imagem: WWW, de Vik Muniz exposta em Porto Alegre (foto: Divulgação/Vik Muniz)
Fonte: Santander Cultural Porto Alegre