sábado, julho 12, 2008

A Primeira Missa no Brasil

Primeira Missa no Brasil - Victor Meirelles. Óleo sobre tela. 270x357 cm

O MARGS traz ao estado uma obra fundamental da pintura histórica brasileira do século XIX: a Primeira Missa no Brasil, de 1860, executado pelo artista catarinense Victor Meirelles (1832-1903) e pertencente ao Acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro - MNBA. A exposição A Primeira Missa no Brasil – O renascimento de uma pintura é dividida em três segmentos. O módulo Histórico traz uma fotografia do artista, uma litografia e 11 desenhos que serviram como estudos para o quadro, além de seis documentos que tratam da biografia de Meirelles e das sucessivas restaurações da obra. O núcleo Restauração apresenta 11 painéis fotográficos que documentam o mais recente processo de restauro do quadro, concluído em 2006, acompanhados de um texto da restauradora responsável, Andréa Pedreira. Completando o registro, o módulo Vídeo apresenta um DVD com algumas etapas do trabalho de recuperação da pintura.

O Artista

Victor Meirelles de Lima nasceu em Nossa Senhora do Desterro – Florianópolis, em 1832. Desde cedo realizava desenhos da paisagem da cidade. No Rio de Janeiro, freqüentou a Academia Imperial de Belas Artes, conquistando aos vinte anos o Prêmio Especial de Viagem à Europa. Durante o período em que esteve estudando fora do Brasil, viveu entre a Itália e a França. Na França, estudou na Escola Superior de Belas Artes de Paris com Leon Cogniet e Andréa Gastaldi. Foi Manuel de Araújo Porto Alegre que incentivou Vitor Meirelles a pintar o quadro a Primeira Missa no Brasil, sendo este o último projeto que o artista realizou na Europa. No retorno, tornou-se professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes. Vitor Meirelles foi professor, desenhista, pintor e, antes de tudo um trabalhador incansável, deixando um acervo de retratos, panoramas e quadros históricos; além de esboços, estudos em papel e óleos sobre tela. A arte de Meirelles segue os cânones do academismo que a Missão Francesa ajudou a difundir no Brasil. No entanto, tornou-se o precursor na arte voltada ao aspecto educativo. Foi saudado pelo Império e pela crítica conservadora. Os republicanos o discriminaram e abandonaram. O artista faleceu em 22 de fevereiro de 1903, no Rio de Janeiro.

A Obra

A Primeira Missa no Brasil (1860) deu a Vitor Meirelles a condecoração como Cavaleiro da Ordem da Rosa por Dom Pedro II. Foi a primeira obra de um artista brasileiro a ser exposta no “Salon” francês(1861). Em 1862, a obra foi aberta à visitação na Exposição Geral de Belas Artes, na Academia Imperial. E, fez parte do Acervo da Escola Nacional de Belas Artes – que substituiu a Academia Imperial. Em 1937, foi transferida para a coleção do Museu Nacional de Belas Artes.
As duas grandes viagens que realizou – da França para o Brasil e daqui para os EUA por ocasião da participação na Exposição Universal de Filadélfia (1876) fez com que a obra passasse pela primeira restauração (1878). No retorno, ao Brasil a obra apresentava-se danificada. A tela estava mofada e a estrutura enfraquecida, apresentando um furo no centro. Em 1921, a obra seria destaque da Exposição Universal, no Rio de Janeiro. No entanto, para que a obra participasse da mesma, uma comissão avaliou o estado de conservação, sendo considerado péssimo. A opção foi a completa reentelação da obra. Em 1969, passou por novas restaurações, sem que fosse, entretanto, necessária a recuperação estrutural do suporte. Após uma viagem, em 2000 a tela foi retirada do circuito expositivo do MNBA – Museu Nacional de Belas Artes. A última restauração foi concluída em 2006 e a obra devolvida ao público.



A Primeira Missa no Brasil -
O Renascimento de uma pintura
MARGS ADO MALAGOLI
Local: Praça da Alfândega s/no. - POA/RS
De terças a domingos das 10h às 19h
Data: Até 27 de julho
Ingresso solidário: doação de uma peça
de roupa ou quilo de alimento não perecível.

Texto: Marjane de Andrade