segunda-feira, março 31, 2008

Movelsul Brasil 2008



Designers: Flor de Eulália de Souza Anselmo. Chaise Zonga de Eduardo Gomes Baroni (Prêmio Ibama/Movelsul 2008). Joker da PARADESIGN (SC). flash da primadesign (RS).

O evento que se encerrou na última sexta-feira, em Bento Gonçalves/RS consagrou móveis que já estiveram presentes em edições anteriores da feira. Porém, o que pode ser destacado é o uso de materiais naturais como a madeira maciça ou mesmo a lã e as fibras naturais combinadas com tecidos em texturas e motivos variados. A tecnologia está presente em móveis que empregam o aço na sua estrutura ou nos exemplares produzidos em polipropileno. Algumas peças clássicas surgem repaginadas com a utilização dos tecidos listrados ou com superfícies adesivadas. As transparências e as cores aparecem com o uso do acrílico e mesmo do Acrilato onde as fábricas procuram tirar partido de formas orgânicas, proposta esta empregada mesmo em móveis residenciais. O acrílico pela leveza e possibilidades criativas é a nova aposta da indústria. O vidro, por sua vez é utilizado em propostas arrojadas como portas com Sistema Deslizante para closets e armários de dormitórios e cozinhas. As cores vão do cinza ao chocolate e o ébano.
Uma tendência que a IMM Cologne – Feira Internacional do Móvel de Colônia – que ocorreu de 14 a 20 de janeiro deste ano, na Alemanha enfatizou foram móveis para cozinhas sem puxadores e com eletrodomésticos totalmente integrados. Pela primeira vez, os móveis de cozinha estiveram reunidos em um espaço denominado “Art of Kitchen”. Os expositores apresentaram conceitos que valorizam a cozinha como um dos espaços mais funcionais da casa, aspecto também presente nesta última edição da Movelsul Brasil.