quarta-feira, setembro 13, 2017

Credenza - Restauração e Réplica


            Origem

            A credenza surge na Itália, no período Renascentista e é considerada um móvel intermediário entre a arca e o armário renascentista sendo utilizada nas catedrais e igrejas como um móvel auxiliar ao altar principal. A credenza passa a ser empregada no ambiente doméstico, em especial nas salas de refeições como móvel auxiliar a mesa de refeições, no século XVI.

            A restauração e réplica de uma credenza incluiu, no que diz respeito a restauração a estabilização da estrutura, laminação do tampo e recuperação dos ornamentos fixados na superfície da peça. As imagens que se seguem, no que diz respeito a restauração da credenza estão em uma sequência de seis e a primeira delas mostra a credenza já no local que originalmente é colocada, à esquerda no altar da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A réplica, por sua vez foi produzida como não poderia deixar de ser a partir das dimensões, materiais e ornamentação utilizada no modelo original. Os acabamentos  empregados com relação a cor e tonalidade também seguiram o original. Algumas peças foram utilizadas, no caso fragmentos da peça original para ser produzida a réplica como uma das estruturas das base, a travessa inferior da parte da frente do tampo. E, a travessa inferior entalhada, na parte inferior que une as laterais da peça. Na sequência também de seis imagens. A primeira indica a colocação da réplica da credenza à direita, no altar da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Local: Catedral Metropolitana de Porto Alegre – RS - Brasil
Período: 2013 – 2014
Restauração e Produção da Réplica: Marjane de Andrade*/GDA Atelier


            *Marjane de Andrade. Restauradora em Madeira e Metal. Especialista na Conservação e Restauração de Bens Integrados. Professora de História do Mobiliário e Conservação e Restauração em Madeira no Museu Julio de Castilhos, no período de 2003 a 2009. Atualmente, mantém uma parceria com o Musecom Hipólito José da Costa para as edições 2017 do Curso de Restauração de Artefatos Tridimensionais em Madeira. Ambas as instituições se localizam na cidade de Porto Alegre/RS – Brasil.

         
      Réplica Credenza





                                                      Crédito Imagens: GDA Group