segunda-feira, março 27, 2017

Restauração de Mesa com Marchetarias estilo Holandês


A mesa de estilo holandês com marchetarias nas superfícies do tampo e painéis inferiores é característica de um estilo produzido, na segunda metade do século XVI. No entanto, a mesa restaurada é uma réplica, possivelmente do final do século XIX ou início do século XX.

A peça apresentava na sua superfície manchas e desgaste por uma tentativa mal sucedida de remoção das manchas e marcas no tampo. É possível que as manchas tenham surgido por exposição do móvel a algum agente externo como sol e umidade. Nestes casos, estes elementos trazem danos que por vezes são irreversíveis em relação aos acabamentos e cores das madeiras.

Neste caso, a remoção do acabamento foi o indicado no sentido de preservar as marchetarias que são incrustadas na madeira. Um elemento que agravou o dano é o fato de que todo o tampo apresentava manchas dispersas na sua superfície. O acabamento final procurou aproximar a cor original, no que diz respeito a madeira escura da estrutura da mesa e as marchetarias em madeira clara. Nas marchetarias, em especial foi usada uma técnica bastante antiga que era queimar as lâminas para que elas adquirissem uma tonalidade marrom. Na peça restaurada, este detalhe foi considerado, preservando as tonalidades das madeiras.

Marchetaria –

A marchetaria foi desenvolvida, ao norte da Itália no século 14 como um método de decoração para catedrais, sendo aperfeiçoada através dos séculos por escolas da França, Alemanha e Holanda. Durante os séculos 16 a 18 muito trabalhos primorosos foram produzidos.

Marchetaria, também às vezes chamada intarsia, é a arte de produzir quadros, painéis e decorações pelo uso hábil da característica e cor de laminados finos de madeira e outros materiais. A técnica pode ser aplicada em caixas, arcas ou móvel onde são deixadas faixas decorativas ou desenhos usando-se as lâminas de madeira.


Restauração - Marjane de Andrade/GDA Atelier

Restauração de Artefatos Tridimensionais. Produção de Réplicas de Objetos Artísticos e Históricos e Restauração de Bens Integrados.

www.gdadesigngroup.com

Acervo Particular – Dra. Ana Isabel Plentz

Local de Origem: Porto Alegre/RS – Brasil