Consultório de Psicologia: Design de Serviços
O design passa,
neste início do século XXI a desempenhar um novo papel não mais
vinculado apenas a inovação de produtos e marcas, mas a criar
soluções voltadas às mudanças na sociedade, economia e cultura.
Neste sentido, tanto os processos quanto os produtos
resultantes desta atividade estão mudando para um paradigma
pós-industrial (dos serviços, da experiência e do conhecimento). Jorge
Frascara enfatiza que os designers não devem se vincular
unicamente aos produtos tangíveis, materiais e processos produtivos,
“devendo preocupar-se mais com o contexto no qual os objetos e
comunicações são utilizados pelas pessoas.” E, destaca ainda que
é necessário compreender os objetos e processos como meios que
possibilitam as pessoas viverem e desempenharem as suas atividades.
O
consultório de psicologia – projeto de Marjane de Andrade &
StudioMix Design se desenvolveu a partir de um conceito inovador e
que priorizou a relação entre a psicóloga e paciente dentro de
um ambiente que em nada lembra um consultório tradicional. O projeto
foi desenvolvido levando-se em conta o fato de que todos dispusessem
de um ambiente que lembrasse mais uma sala de estar onde a disposição
e escolha dos estofados não evidenciasse a hierarquia
encontrada em muitos consultórios de psicologia – destaque que por
vezes é dado, por exemplo a poltrona do psicólogo ou psicanalista.
A vista que a sala tem do exterior também foi privilegiada. E, esta
se mostra, especialmente interessante nos dias de primavera. A
luminosidade natural é um dos itens de conforto do projeto.
As
cores e tons de bege, verde e marrom tornam o ambiente agradável e
ameno tanto para as consultas com adultos como com as crianças. Um
móvel específico foi projetado para atender esta clientela com
quadro-negro, caixa de areia e compartimento para bambolê. E, um
canto das almofadas. Os objetos de arte e os quadros completam a
ambientação.
Ezio Manzini traz outra importante contribuição para as discussões sobre as mudanças no
mundo fluído,
característico da era pós-industrial, que
nos últimos anos, modificaram o sentido e a natureza do design de
maneira profunda. O campo de ação do design articulou-se e
estendeu-se para novos e diversos territórios, fazendo emergir uma
nova demanda de projeto enfatiza o autor.Um
caminho proposto por Jorge Frascara e que o autor denomina
“desmaterialização do design” é aproximá-lo das ciências
sociais, buscando formas para tornar a vida das pessoas possível,
mais fácil e melhor (FRASCARA, 2002).
Marjane
de Andrade
Interior Design
Interior Design
Projeto:
Ambientação, Iluminação e Design do Mobiliário
Fones(51)41011072|92406576
Objetos:
Porto Decor
Restauração|Molduras:
Marjane de Andrade
Acervo
de Imagem e Fotografia: Marjane de Andrade
Fonte
-
FRASCARA,
JORGE. Design
and Social Sciences: making connections.
New York:
Taylor &Francis. 2002. 238 p.
Taylor &Francis. 2002. 238 p.
MANZINI,
EZIO. Il design in un mondo fluido. In: P. Bertola e E. Manzini
(Ed.).
Design
Multiverso:
appunti di fenomenologia del design.
Milano: Edicioni POLI.design, 2004. Il
design
in un mondo fluido, p.17-24
Texto: Marjane de Andrade
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home